• banner_superior-min.jpg

Você sabe qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Sabemos que boa parte dos brasileiros sonha com a casa própria. Como nos últimos anos o país passou por momentos turbulentos na economia, é natural ficar incerto sobre a aquisição do imóvel. Porém, o mercado imobiliário deu os primeiros sinais de melhora, já que aos poucos a economia tem se recuperado. Se ainda restam dúvidas acerca deste investimento, confira dicas que podem te ajudar a decidir sobre este assunto.

Pesquise tudo sobre imóveis

Sabemos que a compra de um imóvel é um investimento de longo prazo, portanto, tenha em mente as características daquilo que está buscando. Avalie as opções que mais se adéquam às suas necessidades, e só feche o negócio assim que tiver certeza do que realmente quer. O valor do imóvel e das parcelas, e a localização não devem ser de forma alguma ignorados!

Seja sincero e avalie bem o seu momento de vida

Investir em um espaço só seu é algo que deve ser muito bem pensado e planejado, já que por pelo menos alguns anos (ou mesmo décadas), você terá que assumir um financiamento. Faça as seguintes perguntas pra você mesmo antes de tomar esta decisão:

  • Meu emprego é estável ou possuo uma fonte de renda alternativa segura o suficiente para assumir o financiamento?
  • Na pior das hipóteses, se algo acontecer e eu perder as minhas fontes de renda, ainda conseguirei pagar as parcelas do financiamento?
  • Consigo me imaginar morando no mesmo lugar pelos próximos 10 anos?
  • Estou pronto financeiramente para assumir esta dívida e arcar com ela pelos próximos anos?                                                 

Dê uma entrada maior

Ao fazer uma proposta, uma boa estratégia é dar o maior valor de entrada que puder. Assim, a quantia financiada será menor, e, consequentemente, menor também será o bolo sobre o qual irá pagar juros. As construtoras e empresários  tendem a aceitar esse tipo de negociação, já que há uma boa garantia na assinatura do contrato.

Separe dinheiro para gastos com possíveis reformas e decoração

Sabemos que os gastos ao comprar um imóvel vão além, por exemplo, das prestações do financiamento. No caso de um imóvel usado, é recomendável considerar também gastos com uma possível reforma. Mudança, compra de móveis e itens de decoração também devem ser levados em conta.

Como podemos perceber para realizar o sonho da casa própria o Planejamento Financeiro é essencial. É preciso avaliar e organizar seu orçamento, visando economizar e juntar dinheiro. Gostou das nossas dicas? Para mais informações sobre este Universo imobiliário, confira outros posts no nosso blog.