Entenda por que a sustentabilidade é uma tendência nos projetos residenciais

Atualmente as construções sustentáveis, também conhecidas como projeto inteligente, estão ganhando força na Construção Civil. Elas abrangem ações que buscam minimizar o impacto ao meio ambiente, fazendo com que o reaproveitamento de matérias seja possível. Isso sem contar na redução de custos que uma obra deste tipo viabiliza: a longo e médio prazo, os gastos com energia e água podem reduzir em até 30%. Assim, as vantagens ao adotar a sustentabilidade na Construção Civil são inúmeras, pois atende não só comercialmente a imagem da empresa, como também afeta positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Na execução de um projeto inteligente, os materiais selecionados devem possuir características sustentáveis, como por exemplo: concreto e plástico reciclável, madeira de reflorestamento, durabilidade, geração mínima de resíduos, etc. São diversas as soluções que podem ser utilizadas em um canteiro de obras, e isso é de extrema importância uma vez que os consumidores estão buscando cada vez mais qualidade de vida e um futuro alinhado com as questões ambientais.

Mas se engana quem pensa que o setor da Construção Civil se alimenta apenas de novidades e alta tecnologia. Hoje em dia é possível reduzir o impacto ambiental tomando medidas simples, mas que fazem toda a diferença. Confira soluções abaixo:

 

  • Telhados verdes

Uma das técnicas de arquitetura que tem sido muito usada ultimamente são os telhados verdes, que utilizam cobertura vegetal fornecendo isolamento acústico e térmico, além de facilitar a drenagem da água da chuva.

  • Energia renovável

O uso de energia renovável tem como objetivo reduzir custos. Algumas opções encontradas no mercado são: painéis fotovoltaicos, mini-turbinas eólicas, coletores solares térmicos e cisternas de aquecimento a biomassa.

  • Iluminação natural

Para diminuir o uso da iluminação artificial, é recomendável planejar áreas que funcionem com iluminação natural. Caso não seja viável, opte por lâmpadas de baixo consumo.

  • Bicicletário

Tendência mundial, vários edifícios comerciais e residenciais contam com bicicletários, incentivando assim, o uso das bicicletas como meio de transporte. Esta medida visa, principalmente, a redução da poluição e do trânsito.

  • Reutilização da água

A reutilização da água tem por objetivo prevenir enchentes, diminuindo o volume de água que é jogado nas vias públicas.

  • Ventilação adequada

Para evitar obras futuras e necessidade de manutenção, escolha uma ventilação adequada. Assim, a umidade do ar não afetará o conforto dos moradores.

  • Cores

Quer economizar? Aposte nas cores! Cores claras (principalmente o branco) absorvem 20% do calor solar. Já as escuras, podem absorver até 98%. Essa medida reduz bastante o consumo de energia elétrica para refrigerar o ambiente.

Como podemos perceber, muitas das soluções sustentáveis são extremamente simples – como mudar a cor da fachada, e proporcionam grande economia da energia elétrica. Portanto, na hora de pesquisar empreendimentos, atente-se a essas questões que se referem à sustentabilidade e garanta um futuro ainda melhor – pra você, e para o planeta.