Empreendimentos

O cálculo usado para definir a taxa do condomínio ainda gera muitas dúvidas entre moradores e síndicos. Por isso, é importante saber como ele deve ser feito para que seja justo e compatível com os serviços oferecidos no edifício.

Em primeiro lugar, tenha em mente que o pagamento desta taxa não é opcional, e é resguardado pelo Art. 1.336 do Código Civil, cujo inciso I define que o condômino deve contribuir com as despesas da administração.

Também conhecida como cota condominial, a taxa de condomínio é o valor cobrado mensalmente para que a administração mantenha o prédio em boas condições para o conforto dos moradores. Mas quais gastos são levados em conta na hora de estipular esse valor?

 

  • Contas de água e energia da área comum – ou de todo o condomínio, caso o prédio não conte com medidores individualizados
  • Salário de funcionários: sejam eles responsáveis pela limpeza ou manutenção, é preciso incluir nesses gastos INSS, FGTS, décimo terceiro, férias, benefícios, rescisão e vale transporte.
  • Manutenção: elevadores, jardim, pintura, instalação, entre outros serviços.
  • Gastos com segurança: despesa com câmeras, empresa terceirizada de segurança, etc.
  • Gastos administrativos: taxas bancárias, pagamento da administração, isenção do pagamento pelo síndico, etc.

 

Considerando as despesas citadas, fica claro que é essencial o pagamento da taxa do condomínio para a gestão e o bom funcionamento do prédio. Sem ela, é impossível manter um empreendimento funcionando de forma adequada.

A cota condominial pode ser cobrada de duas maneiras diferentes: rateio ou taxa fixa. A taxa de rateio é calculada de acordo com as despesas do mês anterior, como luz, gás, água, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, entre outros. Dessa forma, o valor dos gastos é dividido pela quantidade de apartamentos. Já a taxa fixa quem define é o síndico, de acordo com o cálculo da média de todas as despesas ordinárias, pelo número de apartamentos. Nesse caso é possível também acrescentar outros gastos ao cálculo, como pinturas, obras, etc.

 

APRENDA COMO FAZER O CÁLCULO DA TAXA DE CONDOMÍNIO

 

  1. Some todas as despesas do prédio
  2. Calcule o quanto você gastará em um ano
  3. Ajuste esse valor usando um índice de inflação.
  4. Divida o montante final pelo total de apartamentos.
  5. Pronto! O valor agora vai para aprovação em assembleia, já no primeiro semestre.

 

Sendo assim, é muito importante que o síndico defina qual a melhor maneira de arrecadar a taxa do condomínio, levando em conta a aprovação por parte dos moradores.

 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas acerca do cálculo da cota condominial.

    E-mail *

    Nome *

    Telefone *

    Mensagem*