Empreendimentos

Não adianta, chega uma certa fase da vida que desejamos sair de casa e conquistar a tão sonhada independência financeira. É claro que sair do conforto da casa dos pais para enfrentar o mundo não é nada fácil, afinal, nos acostumamos ao lar acolhedor, e esse momento implica em grandes transformações financeiras e psicológicas. Por isso, para que você conquiste seu objetivo com sucesso, vamos dar algumas dicas simples para que coloque seu projeto em prática a partir de agora.

 

1Teste a sua capacidade de resolver as coisas da casa sozinho

Enquanto estiver na casa dos pais é legal já adotar alguns hábitos para testar se está realmente pronto para esta nova fase. Procure lavar as roupas sozinho, pagar algumas contas, e fazer as compras de supermercado. Com essas atitudes você poderá avaliar se esse é o momento ideal ou ainda há de se esperar mais um pouco. Se conseguiu tirar o teste de letra, então está preparado para dar o próximo passo.

 

2. Faça um planejamento

Anote em um caderno todos os seus gastos mensais. Subtraindo do seu salário, você já terá uma boa ideia do seu poderio financeiro. Mas atenção às escolhas! Não pense que ao sair da casa dos pais o seu padrão de vida será o mesmo. É bom ir com calma e pensar bem antes de contratar o pacote mais caro de TV a cabo, por exemplo. Morar sozinho pela primeira vez é uma decisão séria e deve ser muito bem planejada.

 

3. Guarde dinheiro

As contas da casa vão além do aluguel/financiamento e supermercado. É indispensável poupar parte considerável do seu salário, pois existem diversas situações em que terá que contar com uma grana extra. Uma dica boa é ir poupando de 10 a 50% do seu salário enquanto ainda mora com os pais. Conseguindo o equivalente a três meses de despesas, já dá pra tirar o sonho do papel. Se não tiver preparado financeiramente, o ideal é adiar mais um pouco.

 

4. Encontre a casa ideal

Ao procurar uma casa, tenha em mente exatamente aquilo quer. Localização, características do imóvel e preço devem ser bem definidos durante a busca. Estabeleça objetivos adequados. As vezes será necessário morar num apartamento pequeno, por exemplo, mas que possui a localização e o preço desejado.

 

5. Priorize móveis e eletrodomésticos práticos e com bom custo-benefício

Vamos ser realistas: você está começando a vida independente agora, então é provável que o orçamento esteja curto. Logo, ao invés de sair comprando muitos móveis e eletrodomésticos, foque apenas no necessário. Quando essa fase inicial de mudança e adaptação à nova vida passar, aí sim você pensa em mudar a decoração de casa ou comprar aqueles móveis dos sonhos.

 

Quer ler mais posts e dicas do universo imobiliário? Então não deixe de acessar o nosso blog e nos seguir nas redes sociais também.

    E-mail *

    Nome *

    Telefone *

    Mensagem*