Empreendimentos

Sabemos que com a correria do dia a dia fica muito difícil manter uma casa organizada. Temos tantos afazeres que parece que nunca vamos conseguir deixar tudo em ordem. Porém, uma mudança de hábitos é necessária para transformar a nossa rotina, deixando a nossa vida muito mais leve, sem a ansiedade e estresse causado pela desorganização. Confira abaixo algumas dicas de organização para você se livrar de vez de desculpas como “depois eu arrumo” – que por sinal conhecemos bem.

 

  • Dê a limpa

Sabe aquele objeto decorativo que a sua tia-avó te deu anos atrás e você nunca usou por achar que não combina com a sua casa, mas mantem guardado até hoje? Pois livre-se dele já! Não faz sentido acumular coisas que não gostamos, ou nunca serão usadas por puro apego. Isso vale também para roupas guardadas há mais de um ano com etiqueta, papéis obsoletos, alimentos vencidos na despensa, etc.

 

  • Organize por cômodo

Parece óbvio, mas na pressa muita gente acaba querendo ir pelo caminho mais rápido, e ao invés de organizar por cômodo, acaba tentando dar um jeito na bagunça da casa em um dia só. Resultado: nada fica de fato organizado, e a sensação que dá é que organizar é um serviço ingrato (mas nós sabemos que quando feito direitinho, não é).

 

  • Regra dos cinco minutos

Essa é fácil: se você é capaz de cumprir qualquer tarefa em menos de cinco minutos, cumpra-a imediatamente! Temos o péssimo hábito de deixar pequenas tarefas sempre pra depois. É uma mensagem de whatsapp pra responder, um pagamento que pode ser feito via internet banking, a louça que dá pra lavar enquanto não deu a hora de sair, entre outras coisas. Se existe a possibilidade de fazer essas pequenas tarefas em até cinco minutos, não pense duas vezes e faça! Essa regra vale ouro e seguindo à risca você ganha de bônus um dia menos cheio e bagunçado. Vale tentar!

 

  • Faça um calendário de post it

Pra quem tem dificuldade em guardar datas e/ou é muito atarefado, uma boa opção é investir no calendário de post it. Isso mesmo! Aqueles pequenos blocos de notas adesivos são ultra funcionais, e podem ser usados para te ajudar a não esquecer de compromissos importantes. Para fazer seu calendário, você pode usar um post it para cada dia do mês, e nele ir anotando os afazeres do dia, datas comemorativas… Enfim, tudo aquilo que será importante pra você naquele período.

 

 

  • Use apps de listas

Se por outro lado você não é tão chegado ao papel assim, saiba que hoje em dia existem inúmeros apps de listas que te ajudam a manter uma rotina mais tranquila e organizada. Todolist e Wunderlist são apps ótimos que valem a pena ter no celular.

 

E você? Tem alguma dica valiosa de organização também? Conta pra gente!

    E-mail *

    Nome *

    Telefone *

    Mensagem*